FGBNU - Conheça a Galera de Blumenau


   Sofia Lelis - À primeira vista, Blumenau pode parecer uma pequena cidade pacata no Vale do Rio Itajaí, em Santa Catarina. De colonização alemã, o choppe e a característica arquitetura Enxaimel dominam a paisagem e a cultura local, entre rios, florestas e doses de conservadorismo nos modos tradicionais da população. Mas basta olhar com mais atenção para perceber que estas condições fizeram da pequena cidade um terreno fértil para que diferentes movimentos de contracultura da cena independente e underground se espalhassem rapidamente nas últimas gerações, transformando Blumenau como referência entre os mais diferentes meios. E assim também foi com a bike fixa.


Rolê de Quinta



Registro do FGBNU no Rolê de Quinta em 2014, sempre com saída no Parque Ramiro Ruediger

  Essa história começa em 2011, quando um grupo de amigos compraram suas bicicletas fixas e formaram um grupo no facebook intitulado FGBNU, inicialmente para trocar ideias, experiências, marcar pedais e conhecer novos adeptos dessa então "nova" cultura ciclística em Blumenau. Esses primeiros pedais deram início ao que se tornaria o famoso night ride das quintas a noite, o Rolê de Quinta. Com o passar do tempo, cada vez mais pessoas de Blumenau e região foram se agregando ao FGBNU, que crescia cada vez mais junto com a cena da bike fixa da cidade. E aquele grupo inicial de amigos formou a CØG , um cycling club de destaque nacional focado no ciclismo de estrada.


   De lá para cá, Blumenau foi sede de diversos eventos de biblicleta fixa, como corridas estilo alleycat, arrancadão e prova de estrada que atraíram diferentes pessoas de diversas cidades e estados do país. Da mesma forma que é anfitriã, a cidade também ganhou notoriedade no meio ciclístico por conta da numerosa quantidade de atletas da cidade que sempre marca presença nas corridas, conquistando pódios por todo o país.


Alleycat Caldicana


Largada do Alleycat Caldicana em 2016

  Diversas iniciativas de inovação também surgiram do universo da bike fixa em Blumenau. Esta é a terra de marcas consagradas no meio, como a Helllane , famosa pelo desenvolvimento de meias totalmente originais para ciclismo, e a Capish, que desenvolve bonés de ciclismo – ou caps – exclusivos e inovadores. Diferentes empresas de entregas em bicicleta também surgiram na cidade, em especial a Sprint Bike Delivery atividades inteiramente em bicicleta fixa.





   Nesse último ano de 2019, um novo grupo de amigos decidiu se reunir com suas bicicletas fixas para renovar a cena Blumenauese e inspirar ainda mais pessoas a pedalar, se unir e passar mais tempo com seus amigos e bikes. Assim, surgiu o coletivo representado pelo instagram @fixedgearbnu, que desde sua criação engaja centenas de pessoas por todo o país, trazendo conteúdo, promovendo uma troca de ideias sobre o ciclismo e movimentando mais uma vez o Rolê de Quinta, além de promover diferentes pedais e até mesmo eventos na cidade, com propósito de conectar e aproximar quem está nas ruas, nas pistas, nos treinos e acima de tudo na bike.


Rolê de Quinta 2019


Galera do FGBNU no Rolê de Quinta, em sua versão 2019.

  Para quem quer uma oportunidade de conhecer e viver essa cena mais de perto, o próximo evento local já tem data: El Arrancadón vai acontecer do dia 16 a 18 de Agosto e promete ser tão incrível quanto o histórico de eventos da cidade já anuncia. Para os forasteiros, abrigo não será problema: você pode facilmente encontrar pouso na casa de um dos ciclistas locais através da hospedagem solidária, basta se inscrever neste formulário. Em meio a crises políticas, ambientais, tragédias e caos, o FGBNU segue resistindo todos os dias nas ruas e quer inspirar a todos os ciclistas do país a fazerem o mesmo, lembrando que mais do que nunca, faz-se necessário fortalecer a nossa união e ocuparmos nosso espaço. Nas ruas, nos treinos, nas pistas e estradas: onde houver força de vontade e um espírito pedalante, estaremos juntos. Somos todos FGBNU.


41 visualizações

Envie um email para gente!

Assine nossa Newsletter

  • Facebook
  • Instagram
  • Noticias

© 2019 Todos os direitos reservados por cyclethreat.com